Já viu como está a sua postura?

Uma boa postura exige cuidados importantes no cotidiano de nossas vidas. Maus hábitos posturais podem gerar conseqüências irreversíveis e não apenas a aparência física fica prejudicada, mas, também, a respiração, o andar, a fala, o humor e até o raciocínio acabam sendo prejudicados.

Quando chegamos à maturidade e percebemos que estamos com vícios posturais é que começamos a nos dar conta que pequenos, mas importantes detalhes, e principalmente a falta de orientação foi muito prejudicial.

Essas orientações, geralmente são simples de serem seguidas e trazem resultados significativos como uma melhor posição na hora de se sentar e mantendo as costas descansadas em um acento cuidadosamente recomendado para a sua altura; andar de maneira ereta sem ficar jogando o corpo para os lados ou os ombros para frente; transportar volumes de forma adequada, distribuindo o peso de forma igual para ambos os lados. Evitando, assim o sobrepeso para apenas um dos lados do corpo; dirigir de forma correta com as duas mãos no volante, encostado e com o banco regulado para o seu tamanho. Dentre muitas outras orientações.

A musculatura das costa é extremamente forte, pois tem como função principal manter a sustentação da coluna vertebral. Assim, ela é responsável pela manutenção do corpo em posição ereta, ou seja, em pé.

O enfraquecimento dessa musculatura acarreta em desvios importantes no alinhamento da coluna favorecendo, de forma indiscutível, os vícios posturais e aparecimento das desagradáveis dores nas costas. Por estes motivos, é mais do que necessário um cuidado especial para que esta musculatura esteja sempre forte e sadia.

Os principais desvios que são gerados pela manutenção de uma postura incorreta e pelo enfraquecimento dos músculos das costas são:

- Hiperlordose: Curvatura exagerada da coluna para dentro;
- Escoliose: Desvio lateral da coluna;
- Cifose: Desvio acentuado da curvatura da coluna na região torácica (Corcunda).

Atenção: É importante salientar que os músculos do "CORE" localizados na região abdominal, juntamente com músculos lombares, exercem uma importante função no que diz respeito à boa postura e saúde, por isso, insira os exercícios abdominais em seu treinamento diário.

Por: Bruno R. Padilha
Fisioterapeuta e Diretor Técnico do Espaço Vitta (Fisioterapia - Pilates - Acupuntura - Auriculoterapia)

Redes Sociais



Siga-nos também nas
Redes Sociais!

Webmail

Acesse aqui a sua Caixa Postal.
Área Restrita.