Método Pilates

O método foi criado pelo alemão Joseph Pilates, nascido em 1880, em Dusseldorf. A partir de conhecimentos da medicina oriental e da medicina tradicional, aliados à própria experiência de ter sido uma criança que sofria de asma, raquitismo e febre reumática, ele criou um método com aproximadamente 500 exercícios realizados no solo e em aparelhos. Trata-se de um sistema completo de condicionamento físico e reeducação postural, atendendo pessoas de diversas idades, proporcionando um sensível aumento de força e flexibilidade, aliviando ou eliminando dores e corrigindo postura, entre outros benefícios. É uma abordagem precisa e inteligente de condicionamento físico, proporcionando com sua técnica de exercícios não-aeróbicos um corpo mais esguio e flexível, uma musculatura mais alongada, consequentemente, um maior bem-estar.

Benefícios e Objetivos

- Elegância nos Movimentos;
- Controle Respiratório;
- Melhora da Auto-Estima;
- Proteção das Articulações;
- Equilíbrio entre Corpo e Mente;
- Melhora no Condicionamento Físico;
- Aumento da Força;
- Prevenção contra contusões;
- Maior Consciência Corporal;
- Melhora na coordenação motora;
- Alinhamento da Coluna;
- Fortalecimento abdominal;

É feita uma Avaliação Físico Funcional?

Sim, o aluno passa por uma anamnese completa que inclui o histórico de sua saúde, experiência esportiva, hábitos de vida, etc. Em seguida é feita uma avaliação de sua postura, onde são analisadas as curvaturas da coluna, as condições articulares, e demais informações referenres ao alinhamento postural. Por fim são tiradas algumas fotografias digitais, onde essas imagens são analisadas com o auxílio de um software específico de analise postural.

Todos podem praticar Pilates?

O grande mérito deste sistema está no fato de levar em conta a realidade de quem o pratica, independentemente de idade ou condição física e sempre acompanhado de orientação de um instrutor fisioterapeuta devidamente preparado para conduzi-la, ou seja, qualquer pessoa pode sim praticar Pilates desde que seja submetido a uma avaliação físico funcional minuciosa, e após essa avaliação o mesmo seja considerado apto. Essa afirmação inclui crianças, idosos e gestantes.

Importante ressaltar que um bom programa de exercícios de Pilates é traçado e devidamente adequado ao histórico de quem o pratica. Mantendo assim a individualidade do praticante.

A má postura pode ser corrigida pelo Pilates?

Em princípio sim. Porém deve se levar em consideração caso a caso.

Por natureza o Pilates procura buscar o alinhamento do corpo proporcionando inúmeros benefícios e às vezes a simples correção postural é capaz de gerar uma mudança estética significativa. Mas existem casos onde a má postura tem um fator patológico onde o Pilates não obtém resultados. Nesses casos são indicados outras técnicas onde atuam diretamente na causa dessa má postura e depois sim indica-se o Pilates.

Os exercícios são praticados somente nos aparelhos ou podem ser também no solo?

O Pilates tanto pode ser praticado nos aparelhos quanto no solo. Os exercícios feitos no solo têm o nome de Mat Pilates, que requer baixa repetição, alta concentração de força e um preparo muscular mais avançado.

Por esse motivo, nós do Espaço Vitta indicamos ao praticante iniciante, começar sempre com a prática de Pilates em aparelhos para desenvolver os conceitos fundamentais de estabilização postural e execução de padrão respiratório correto e conjugado.

Após esses conhecimentos serem adquiridos, o praticante pode partir para a prática do Mat Pilates com mais segurança. Lembrando sempre de buscar um local para essa prática devidamente qualificado e com profissionais especializados no ensino do método.

Redes Sociais



Siga-nos também nas
Redes Sociais!

Webmail

Acesse aqui a sua Caixa Postal.
Área Restrita.